
Encontra-se disponível, sob licença Creative Commons, o estudo “ A utilização da Internet em Portugal 2010” realizado pelo LINI - Lisbon Internet and Networks Institute com o apoio da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento.
Dos resultados do estudo citam-se aqui os seguintes:
- A actividade realizada pela parcela mais larga de internautas em Portugal é o envio e recepção de e-mails (89%). Os serviços de instant messaging são utilizados com frequência mensal ou superior por 75% dos utilizadores de net. As redes sociais são a terceira actividade de comunicação mais disseminada entre internautas, usadas por mais de metade destes (56%).
- Para procurar notícias, servem-se da net 69% dos internautas nacionais. Para fins informativos, em segundo lugar surge o uso de enciclopédias online (como a Wikipedia), por 40% dos utilizadores de Internet. A procura de conteúdos humorísticos (35%), de informação sobre saúde (34%) e a leitura de blogues (33%) são actividades de cariz informativo praticadas por um terço ou mais dos internautas portugueses.
- Na categoria de bens e serviços, as actividades mais praticadas prendem-se mais com a procura de informação do que com a realização de transacções electrónicas. Pouco menos de metade (47%) dos internautas portugueses procura informação sobre produtos e aproximadamente um quinto (21%) lê críticas de outros utilizadores. Um quinto dos internautas (20%) faz pagamento de contas online, enquanto 18% utiliza serviços de ebanking. A compra bens ou serviços restringe-se a 18% dos internautas.
(...)
Sem comentários:
Enviar um comentário