quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ilustrador Rui Castro, Um Encontro Colorido na Lixa

“O ilustrador é aquele que cria imagens a partir de palavras.” – Rui Castro


Muitas vezes, temos vontade de convidar escritores para conversar com eles e descobrir os mistérios da sua escrita, o que é maravilhoso e muito enriquecedor. Muitas vezes, esquecemo-nos dos ilustradores, que, a partir palavras dos escritores, povoam as histórias (e a nossa imaginação) de cor, fantasia e movimento.

Foi com entusiasmo e gratidão que acolhemos o ilustrador Rui Castro, no passado dia 11 de Maio no auditório, entre as 9H00 e as 12H00, numa actividade promovida pela Biblioteca Escolar e a Areal, para os alunos do 3.º e 4.º anos do Centro Escolar da Lixa, Agrupamento de Escolas Dr. Leonardo Coimbra.

Com uma consciência claramenteamiga do ambiente”, Rui Castro começou por partilhar os seus materiais comalunos, muitos dos quais reciclados e reutilizados, mostrando tudo o que necessita para desenvolver o seutrabalho, desde pincéis, o copo para a água, que tinha sido um boião de tinta, panos, papel, cartão e a suapaleta de cores, que é uma antiga tábua de cozinha. os

Revelou algumas das técnicas que utiliza, sendo aquela que mais aprecia a pintura acrílica.

“A ilustração começa com a palavra”, disse Rui Castro, ao explicar o seu processo de criação, salientando que é fundamental respeitar as palavras do escritor, mas usar a criatividade, procurando ir para além dessas palavras.


O ilustrador, Rui Castro, mostra um dos seus trabalhos originais e o resultado final, no livroGato Preto e Passarinhos Azuis”, Areal, 2008, Prémio de Poesia e Ficção de Almada. Ao lado as iludstrações criadas para os alunos do 3º e 4º anos do Agrupamento.


Para o livroGato Preto e Passarinhos Azuis”, escrito por Anabela Passos, Rui Castro realizou mais de 20 ilustrações.

O ilustrador de mais de uma dezena de livros e manuais escolares dialogou com os alunos, mostrou trabalhosoriginais, esboços, postais e muitos desenhos que faz para trinar a criatividade.

Foram muitas as perguntas apresentadas pela curiosidade dos alunos, principalmente quando o ilustrador bonecos em plasticina feitos por ele e, com outros materiais, criou um pequeno cenário.

O momento mais apreciado pelos alunos estaria ainda para chegar, quando o ilustrador pediu silêncio para se concentrar e desenhou, com marcadores em papel de cenário, uma personagem para cada ano, lançando umdesafio: a partir das ilustrações, os alunos imaginarão uma história, dando vida às personagens, criando as palavras, e invertendo o processo daquilo que é o trabalho de Rui Castro, que cria as ilustrações a partir das palavras.

No final, uma sessão de autógrafos e o nosso agradecimento a Rui Castro e à Areal, esperando que ele tenha gostado de estar connosco e tenha vontade de voltar. Nós adorámos!



Cenário criado por Rui Castro durante o encontro.

Anabela Borges e Brígida Pinto, Professoras Bibliotecárias do Agrupamento de Escolas Dr. Leonardo Coimbra




Sem comentários: