Ilustrador Rui Castro, Um Encontro Colorido na Lixa
“O ilustrador é aquelequecriaimagens a partir de palavras.” – Rui Castro
Muitas vezes, temos vontade de convidarescritoresparaconversarcomeles e descobrir os mistérios da sua escrita, o que é maravilhoso e muito enriquecedor. Muitas vezes, esquecemo-nos dos ilustradores, que, a partir palavras dos escritores, povoam as histórias (e a nossaimaginação) de cor, fantasia e movimento.
Foi comentusiasmo e gratidãoque acolhemos o ilustrador Rui Castro, no passadodia 11 de Maio no auditório, entre as 9H00 e as 12H00, numa actividade promovida pelaBiblioteca Escolar e a Areal, para os alunos do 3.º e 4.º anos do CentroEscolar da Lixa, Agrupamento de Escolas Dr. Leonardo Coimbra.
Com uma consciênciaclaramente “amiga do ambiente”, Rui Castro começou porpartilhar os seusmateriaiscomalunos, muitos dos quais reciclados e reutilizados, mostrando tudo o que necessita paradesenvolver o seutrabalho, desde pincéis, o copopara a água, quejátinha sido umboião de tinta, panos, papel, cartão e a suapaleta de cores, que é uma antigatábua de cozinha. os
Revelou algumas das técnicasque utiliza, sendo aquela quemais aprecia a pinturaacrílica.
“A ilustraçãocomeçacom a palavra”, disse Rui Castro, ao explicar o seuprocesso de criação, salientando que é fundamentalrespeitar as palavras do escritor, masusar a criatividade, procurando irparaalém dessas palavras.
O ilustrador, Rui Castro, mostraum dos seustrabalhosoriginais e o resultadofinal, no livro “GatoPreto e Passarinhos Azuis”, Areal, 2008, Prémio de Poesia e Ficção de Almada. Ao lado as iludstrações criadas para os alunos do 3º e 4º anos do Agrupamento.
Para o livro “GatoPreto e Passarinhos Azuis”, escritopor Anabela Passos, Rui Castro realizou mais de 20 ilustrações.
O ilustrador de mais de uma dezena de livros e manuaisescolares dialogou com os alunos, mostrou trabalhosoriginais, esboços, postais e muitosdesenhosque faz paratrinar a criatividade.
Foram muitas as perguntas apresentadas pelacuriosidade dos alunos, principalmentequando o ilustrador bonecosem plasticina feitosporele e, comoutrosmateriais, criou umpequenocenário.
O momentomais apreciado pelosalunos estaria aindaparachegar, quando o ilustrador pediu silênciopara se concentrar e desenhou, commarcadoresempapel de cenário, uma personagemparacadaano, lançando umdesafio: a partir das ilustrações, os alunos imaginarão uma história, dando vida às personagens, criando as palavras, e invertendo o processo daquilo que é o trabalho de Rui Castro, quecria as ilustrações a partir das palavras.
No final, uma sessão de autógrafos e o nosso agradecimento a Rui Castro e à Areal, esperando queele tenha gostado de estar connosco e tenha vontadede voltar. Nós adorámos!
Cenáriocriadopor Rui Castro durante o encontro.
Anabela Borges e Brígida Pinto, Professoras Bibliotecárias do Agrupamento de Escolas Dr. Leonardo Coimbra
Sem comentários:
Enviar um comentário