Texto do e-mail enviado aos directores de escola/agrupamento no dia 04/08/2009
Desde o início do Programa RBE, têm-se destacado projectos que claramente evidenciam um bom uso da biblioteca e reflectem um investimento significativo em trabalho e qualificação por parte dos coordenadores e das equipas da biblioteca escolar.
Com o intuito de proporcionar melhores condições para o bom desenvolvimento das actividades das bibliotecas escolares e de institucionalizar o papel do professor bibliotecário, foi publicada a portaria 756/2009 de 14 de Julho, que vem permitir dotar as escolas de recursos humanos com qualificação adequada e em número suficiente para desenvolver os projectos, com carácter cada vez mais pedagógico, que se exigem a uma biblioteca escolar da actualidade. Esta medida traduz claramente uma valorização da biblioteca como estrutura axial no desenvolvimento das aprendizagens, que deve trabalhar em articulação com toda a comunidade escolar.
Gostariamos, Sr. Director de o convidar a gastar alguns minutos com um pequeno vídeo sobre esta matéria que encontrará aqui.
Para além das competências técnicas de gestão de recursos físicos e humanos e de informação, o professor bibliotecário tem um alargado conjunto de competências pedagógicas claramente enunciadas na descrição funcional da referida portaria, para as quais se exige que trabalhe colaborativamente com todas as estruturas do agrupamento / escola, através da participação no conselho pedagógico, em conselhos de departamento, em conselhos de docentes, em reuniões informais... e, naturalmente, também com as famílias e toda comunidade escolar alargada.
As atribuições dos professores bibliotecários e da equipa adaptam-se, de acordo com diversos factores: tratar-se ou não de um agrupamento, a dimensão e dispersão do agrupamento e a existência ou não de outros professores bibliotecários na equipa, sendo de toda a conveniência que estas questões sejam regumentadas ou no regulamento interno ou no regimento.
Para coadjuvar o(s) professor(es) bibliotecário(s) aconselhamos que seja constituída uma equipa, prevista na mesma portaria, procurando-se uma complementaridade entre as várias áreas de formação de base, por forma a conseguir uma grupo de trabalho multidisciplinar, com as valências necessárias para responder às diferentes necessedidades relacionadas com as literacias do nosso tempo.
Da mesma equipa, fazem parte os auxiliares da acção educativa, recomendando-se que, sobretudo nas escolas onde funcionam os 2º e 3º ciclos e ensino secundário, exista no mínimo um auxiliar da acção educativa a tempo inteiro que permita manter a biblioteca aberta e em funcionamento durante todo o período de actividade da escola e no horário mais alargado possível, abrangendo os vários públicos da escola: alunos regulares, alunos de cursos CEF, de cursos de EFA, entre outros.
O professor biliotecário cumprirá 35h semanais, divididas pelos vários dias da semana, em horário a estipular pelo director. Essas horas serão distribuídas pelas actividades inerentes às funções do coordenador de biblioteca, sendo necessário prever períodos para preparação de actividades e participação em reuniões de vária ordem, internas e externas à escola.
Com cumprimentos,
A Coordenadora
Maria Teresa Calçada
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